Certificação

O PMI oferece um programa de certificação para profissionais da área de projetos com todos os níveis de escolaridade. Independentemente do estágio em que você se encontra na sua carreira, o PMI tem uma certificação para você.

Quando surgem oportunidades, a certificação garante que você está pronto. Já existem mais de 400 mil portadores de credenciais do PMI em todo o mundo e em todos os setores como na saúde, telecomunicações, finanças, TI e construção.

Por que você deve se Certificar?

O PMI foi a primeira organização a oferecer uma credencial específica para o gerenciamento de projetos e, desde então, o programa de certificação permanece como padrão mundial. Desenvolvidas por profissionais para profissionais, as certificações do PMI oferecem a você um diferencial técnico e financeiro.

Abaixo você vai ver os diferenciais de uma certificação do PMI:

  • São renomadas no mundo todo. Parte do renome vem do prestígio das certificações do PMI. O Instituto oferece certificações há mais de 25 anos e a certificação PMP foi a primeira criada especificamente para gerentes de projetos;
  • O PMI realiza grandes estudos para a garantia de que nossas credenciais reflitam, de fato, as capacidades, conhecimento e melhores práticas de que você precisa para ter êxito;
  • As certificações do PMI não se baseiam em apenas uma metodologia específica; por isso, são flexíveis e adaptáveis. Você pode transferi-las entre diversos setores da indústria, mercado e localizações geográficas;
  • Você não precisa se preocupar se seu conhecimento vai se tornar obsoleto, pois com o programa de manutenção de certificação exige que você obtenha as unidades de desenvolvimento profissional (PDUs).

Qual a Certificação mais adequada para você?

A decisão de obter uma certificação de gerenciamento de projetos é importante; portanto, tenha certeza de que você escolherá a que melhor se encaixa na sua especialidade e planos futuros para sua carreira.

Você pode se candidatar a qualquer certificação que corresponda às suas qualificações, sendo que nenhuma certificação é pré-requisito de outra.

Conheça as certificações existentes do PMI:

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI é a Certificação para gerentes de projeto reconhecida como a mais importante dentro da comunidade. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMP® atesta que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

Você já é um gerente de projeto experiente que está procurando consolidar suas habilidades, destacar-se diante de empregadores e maximizar seu potencial de ganhos? Então a certificação PMP é a escolha certa para você.

Requisitos

  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente);
  • Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

OU

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente);
  • Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Mantendo sua certificação

Para se manter atualizado com sua certificação PMP, o profissional precisa:

  • Obter 60 PDUs para cada ciclo de três anos;
  • Ter conhecimento sobre o Triângulo de Talentos do PMI.

A certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM)®  é uma valiosa certificação para profissionais e patrocinadores de projetos. Voltada para os profissionais que estão ingressando em gerenciamento de projetos, onde o PMI atesta sua compreensão do conhecimento, terminologia e processos fundamentais de um gerenciamento de projetos eficiente segundo o Guia PMBOK®.

 

A sua atual função está voltada para um trabalho de especialista, analista de projetos, em transição de carreira ou com pouca experiência em gestão de projetos? A certificação CAPM® pode colocar sua carreira no caminho certo ou em um nível mais alto.

 

Requisitos

  • Mínimo de 1.500 horas de experiência em projeto; ou
  • 23 horas de formação em gerenciamento de projeto.

Mantendo sua certificação

A certificação CAPM, não exige a apresentação dos PDUs, devendo portanto a realização de um novo exame antes do final do ciclo de cinco anos da Certificação.

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP)® do PMI reconhece as habilidades e experiência de gerentes de programa experientes. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PgMP® atesta que você comprovou competência para supervisionar vários projetos inter-relacionados e seus respectivos recursos para atingir objetivos estratégicos de negócios.

Se você é um gerente de programas e está buscando demonstrar suas habilidades para gerenciar múltiplos projetos ou projetos complexos; ganhar mais visibilidade, aumentar seu valor dentro da organização e destacar-se diante de empregadores, a certificação PgMP® é a escolha certa para você.

 

Requisitos

  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente);
  • Mínimo de quatro anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de quatro anos de experiência no gerenciamento de programas.

OU

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente);
  • Mínimo de quatro anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de sete anos de experiência no gerenciamento de programas.

Mantendo sua certificação

Para se manter atualizado com sua certificação PMP, o profissional precisa:

  • Obter 60 PDUs para cada ciclo de três anos;
  • Ter conhecimento sobre o Triângulo de Talentos do PMI.

A certificação de Profissional em Gerenciamento de Cronograma (PMI-SP)® é voltada para os profissionais com proficiência no processo de gestão, que assumem o papel de especialista em gerenciamento de cronograma em sua equipe de projeto, que queiram aprimorar suas habilidades básicas de gerenciamento de projetos e demonstrar o seu conhecimento especializado na área.
Requisitos

  • Um curso de quatro anos (bacharelado ou o equivalente global);
  • Pelo menos 3.500 horas de experiência de gerenciamento de cronograma de projetos;
  • 30 horas de educação em gerenciamento de cronograma do projeto.

 

OU

  • Um diploma de ensino médio (ou equivalente global);
  • Pelo menos 5.000 horas de experiência de gerenciamento de cronograma de projetos;
  • 40 horas de educação em gerenciamento de cronograma do projeto.

Mantendo sua certificação

Para se manter atualizado com sua certificação PMP, o profissional precisa:

  • Obter 30 PDUs para cada ciclo de três anos;
  • Ter conhecimento sobre o Triângulo de Talentos do PMI.

A certificação de Profissional de Profissional em Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP)® do PMI é voltada para os profissionais especialistas na área, certificando que o profissional detém habilidade e competência especializada para identificar, tratar e responder aos riscos existentes no projeto.

Se você está procurando assumir esse papel e demonstrar o seu conhecimento especializado para atuais ou potenciais empregadores, com certeza, a certificação PMI-RMP® é para você.

Requisitos

  • Um curso de quatro anos (bacharelado ou o equivalente global);
  • Pelo menos 3.000 horas de experiência de gerenciamento de riscos de projetos;
  • 30 horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto.

OU

  • Um diploma de ensino médio (ou equivalente global);
  • Pelo menos 4.500 horas de experiência de gerenciamento de riscos de projetos;
  • 40 horas de educação em gerenciamento de riscos do projeto.

Mantendo sua certificação

Para se manter atualizado com sua certificação PMP, o profissional precisa:

  • Obter 30 PDUs para cada ciclo de três anos;
  • Ter conhecimento sobre o Triângulo de Talentos do PMI.

O uso de métodos ágeis como uma abordagem para gerenciamento de projetos tem aumentado sistematicamente nos últimos anos. Uma pesquisa do PMI mostrou que o uso de práticas ágeis triplicou de Dezembro de 2008 a Maio de 2011. Além disso, a pesquisa demonstra o valor que métodos ágeis podem ter na redução de defeitos do produto, melhorando a produtividade da equipe, melhoria na entrega e aumento do valor comercial.

A PMI-ACP reconhece o conhecimento de princípios ágeis, práticas e ferramentas e técnicas através de metodologias ágeis. Se você usa práticas ágeis em seus projetos, ou a sua organização está adotando abordagens ágeis para gerenciamento de projetos, a certificação PMI-ACP® pode ser ótimo para você.

Requisitos

  • Experiência Geral de Projetos: 2.000 horas de trabalho em equipes de projeto. Essas horas devem ter sido obtidas nos últimos 5 anos. Nota: para aqueles que possuem a certificação PMP®, o PMI entende que já verificou esse requisito. Assim, um PMP será já terá cumprido esse requisito;
  • Experiência de Projetos com Métodos Ágeis: 1.500 horas de trabalho em equipes de projetos utilizando métodos ágeis. Estas horas são adicionais às 2.000 horas necessárias na experiência geral de projetos. Essas horas devem ter sido obtidas nos últimos 3 anos;
  • Treinamento em Práticas ou Métodos Ágeis: 21 horas de contato. As horas devem compreender tópicos de métodos ou práticas ágeis para projetos.
  • Exame: Teste de conhecimento sobre metodologias, práticas e princípios ágeis.

Mantendo sua certificação

Para se manter atualizado com sua certificação PMP, o profissional precisa:

  • Obter 30 PDUs para cada ciclo de três anos;
  • Ter conhecimento sobre o Triângulo de Talentos do PMI.

A certificação de Profissional de Gerenciamento de Portfolio do PMI (PfMP)® reconhece o nível avançado de experiência e as habilidades de gerentes de portfólio.

Se você é um gerente de portfólio que busca demonstrar sua comprovada capacidade para gerenciar e alinhar os esforços à estratégia de sua organização, você pode aumentar sua visibilidade e valorizar-se através da certificação PfMP.

Requisitos

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente), com ao menos 7 anos (10.500 horas) de experiência em gerenciamento de portfólio dentro do período dos últimos 15 anos.

OU

  • Uma formação de 4 anos (bacharel ou equivalente), com ao menos 4 anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de portfólio dentro do período dos últimos 15 anos;
  • Como o gerenciamento de portfolio enfoca assuntos de investimento estratégico e decisões organizacionais de alto nível, é pertinente que o candidato tenha uma experiência profissional em negócios sólida. Todos os candidatos devem possuir um mínimo de 8 anos (96 meses) de experiência profissional em negócios.

Mantendo sua certificação

  • Obter 60 PDUs para cada ciclo de três anos.
  • Ter conhecimento sobre o Triângulo de Talentos do PMI

A certificação PMI-PBA® dá destaque a seus conhecimentos em análise de negócios. Ela enfoca a sua habilidade de trabalhar efetivamente com as partes interessadas para definir os requisitos do negócio, moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso.

Ainda em fase de implantação, o PMI concedeu a primeira emissão de certificados a 180 participantes do programa piloto, que são de 38 diferentes países. O número de vagas relacionadas à análise de negócios tem previsão de aumentar 19% até 2022, de acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Essa pesquisa indica uma necessidade em crescimento por profissionais qualificados.

Se você é um analista de negócios que trabalha em projetos e programas, bem como gerente de projetos e programas que realize análises de negócios como parte de seu trabalho, essa certificação dará destaque sobre os seus conhecimentos na área.

Requisitos

Para a escolaridade mínima:

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente); ou
  • Formação de quatro anos (bacharel ou equivalente)

Para a experiência em análise de negócios mínima*:

  • Cinco anos (7.500 horas) dentro do período dos últimos oito anos; ou
  • Três anos (4.500 horas) dentro do período dos últimos oito anos).

Para a formação em experiência em projetos:

  • 2.000 horas trabalhando em equipes de projetos dentro do período dos últimos oito anos.

Para a formação em análise de negócios (horas de contato)**:

  • 25 horas durante o piloto; 35 horas depois do piloto da certificação².

*O requisito de experiência de projetos pode ser incluído nas 7.500/4.500 horas de experiência em análise de negócios. Certificados PMP® ou PgMP® satisfazem este requisito.

**As horas de contato para PMI-PBA serão diminuídas durante o período piloto (12 de maio a 4 de agosto). Todas as candidaturas feitas depois do dia 4 de agosto necessitarão de 35 horas de formação ou treinamento em análise de negócios.

Mantendo sua certificação

  • Obter 60 PDUs para cada ciclo de três anos.
  • Ter conhecimento sobre o Triângulo de Talentos do PMI

Como você mantém sua Certificação?

Agora que você já possui uma certificação, você precisa aderir ao programa Requisitos de Certificação Contínua – Continuing Certification Requirements (CCR) do PMI.

Para seguir neste programa, participe de atividades de desenvolvimento profissional em que você obtém as unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) para manter sua certificação.

Cada uma destas certificações exige um número específico de PDUs por ciclo de certificação de três anos, com a exceção para o PMI-CAPM®, que exige que o profissional realize o exame novamente antes do final do ciclo de cinco anos de sua