O que são PDUs?

Professional Development Units, ou simplesmente PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados.

Uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

As principais categorias de PDUs estão abaixo, porém, algumas possuem subcategorias.

Categoria Descrição
Categoria A Atividades que são oferecidas pelos R.E.P.sou pelos capítulos e comunidades do PMI
Categoria B Educação continuada (aulas)
Categoria C Auto estudo
Categoria D Criação de novo conhecimento em gerenciamento de projetos
Categoria E Serviço voluntário
Categoria F Trabalho como profissional de gerenciamento de projetos

Como registrar PDUs?

Todos os PMP® devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de PMP® será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.

Com o registro pessoal, o profissional pode registrar suas PDUs diretamente no site do PMI® (www.pmi.org) e manter a sua certificação.

Para saber exatamente como lançar as PDUs, siga as instruções a seguir:

  1. Entre no site do PMI www.pmi.org, realize seu Login de associado no canto superior direito e por fim clique em myPMI;
  1. Com a nova página myPMI ficou mais simples acompanhar suas PDUs. Do lado esquerdo há um resumo sobre o associado, e do lado direito um sumário com o status atual da certificação, suas PDUs já reportadas e quantas são necessárias para manter a certificação;

Para registrar novas PDUs clique em Report PDUs no quadro Certification Status do lado direito da página myPMI:

  1. O primeiro passo é selecionar a categoria (PDU category) e o tipo da atividade (Activity type) que as PDUs foram arrecadadas, e depois clique em Next;
  1. O segundo passo é encontrar o evento ou curso que originou os PDUs, o mais fácil é procurar pelo eu capítulo, ou empresa de treinamento;
  1. Todos os eventos do capítulo do Ceará serão mostrados na lista. Você pode rolar a página para encontrar o evento no qual participou, ou trocar de página. Ao encontrar o evento basta clicar sobre o seu código;
  1. Após selecionar o evento correto, será solicitado para confirmar a data de participação e responder a uma rápida pesquisa de satisfação com duas perguntas. Para prosseguir clique em Next;
  1. O número de PDUs arrecadadas também pode ser confirmado, e caso esteja incorreta o associado pode corrigir o valor antes de prosseguir. Confira o número de PDUs válido para o evento e clique em Next;
  1. Para finalizar confirme que é responsável pela veracidade das informações fornecidas e clique em Submit;

Pronto! As suas PDUs serão registradas e enviadas ao PMI.

Repita este processo para cada PDU que você tenha arrecadado, sempre considerando as regras e os limites de categorias e tipos.